sexta-feira, 24 de julho de 2009

João Cláudio Grass

Nome completo: João Cláudio de Deus Grass.
Nasceu em Bento Gonçalves no dia 18 de outubro de 1947.
Faleceu em Porto Alegre no dia 18 de julho de 2009.
Locutor da Rádio Gaúcha por 17 anos, morreu no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, em decorrência de uma neoplasia maligna do colon. A doença o havia afastado do microfone em outubro de 2007, quando iniciou a quimioterapia. Aos 61 anos, deixou a mulher Irene, a mãe Aida, 93 anos, o irmão Sergio e dois sobrinhos.
J. Cláudio era filho do militar Nelson Grass e da dona de casa Aida.
Na Capital, em 1967, foi aprovado no vestibular para Engenharia Mecânica. Na época, montou com um amigo uma rádio-pirata, que transmitia músicas na quadra onde vivia, na Cidade Baixa.
Em 1969, soube que a rádio Pampa procurava locutores. Era o começo da carreira. Depois de passagens pelas rádios Pampa e Farroupilha, Grass se integrou à equipe da TV Gaúcha (atual RBS TV). Foi apresentador do noticiário local do Jornal Nacional e do programa O 12 Dá a Notícia. Em 1976, Grass formou-se Engenheiro Mecânico, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Uma boa proposta de emprego o levou por 15 anos para São Paulo, mas nunca levou dele a paixão pelo veículo de comunicação. Tanto é que, dentro da multinacional que o contratou, tratou de realizar experimentos com um velho amigo: o microfone. No começo da década de 80, voltou à capital gaúcha e, até o final dela, continuava a ser engenheiro na prática. Em 1991, foi contratado pela Rádio Gaúcha. João Cláudio Grass omitiu do nome artístico justo aquele pelo qual viria a ser reconhecido posteriormente: "Voz de Deus", título dado pelo escritor Moacyr Scliar. Apresentou o Notícia na Hora Certa e o quadro das Condições do Tempo no Gaúcha Entrevista programa do Prof. Rui Carlos Ostermann onde inovou trazendo expressões como "o ponto do orvalho" e o "bulbo seco do termômetro". J. Cláudio fazia também as chamadas do jornal Zero Hora para TV e Rádios do Grupo RBS.











ÁUDIOS

(1) Chamada ZERO HORA
(2) Voz de Deus
(3) Condições do Tempo
(4) Morte de Mário Quintana em 05/05/1994



Nenhum comentário:

Postar um comentário